TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Plano de Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

É o profissional que desenvolve programas de computador, sites, aplicativos para smartphones e tablets, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação.

Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.

Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Executa manutenção de programas de computadores implantados.

Utiliza os principais serviços de servidores de rede.

Configura equipamentos de comunicação de rede.

Instala, configura e realiza manutenção em computadores.

MERCADO DE TRABALHO

Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas/Imagem da Internet

ESTRUTURA CURRICULAR

O currículo da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal n.º 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20-9-2012; Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008; Decreto Federal n.º 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto Federal n.º 8268, de 18-6-2014, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.

A organização curricular da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS está de acordo com o Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

O curso de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS é composto por 03 (três) módulos.

O aluno que cursar o MÓDULO I concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.

O aluno que cursar os MÓDULOS I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROGRAMADOR DE COMPUTADORES.

Ao completar os MÓDULOS I, II e III, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio ou curso equivalente.